domingo, 3 de agosto de 2014

Lado D

Trecho do Livro Reportagem "Pontos de Vista"

No outro lado da tela, estão os cineastas. O Lado D traz o ponto de vista de um diretor de cinema em relação à crítica, dando voz àqueles que realizam a sétima arte. Convidamos na ocasião o diretor brasileiro Marco Dutra para contribuir no nosso livro.



Marco Dutra formou-se em Cinema pela ECA-USP e desde a faculdade trabalha em parceria com a amiga de curso, Juliana Rojas. Juntos fizeram o curta-metragem O lençol branco de 2004, selecionado para a mostra Cinéfondation do Festival de Cannes, dedicada a filmes de escola. A dupla voltou ao festival com o curta Um ramo de 2007, exibido na mostra paralela Semana da Crítica, e também com seu primeiro longa-metragem, Trabalhar cansa de 2011, na mostra Um Certo Olhar. Marco também é compositor e roteirista como na série de TV Alice de Karim Aïnouz e Sérgio Machado, exibida pela HBO em 2009.

Na opinião de Marco Dutra a crítica tem um papel fundamental no momento da recepção dos filmes. “Seu olhar atento pode ajudar a entender melhor o que se passa no cinema de um determinado país ou encontrar pontos de diálogo entre cinematografias absolutamente distintas” – comenta o jovem diretor.

Nesse sentido, Marco entende que a análise fílmica tem o poder de interferir na própria maneira com que os filmes e obras são recebidos pelo espectador (pelo menos pelo espectador em sintonia com ela). Por outro lado, ela tem papel fundamental também na avaliação e contextualização histórica das obras. É através do olhar crítico que se pode reencontrar um diretor esquecido e trazer sua obra à tona. Ou então encontrar a importância artística de obras que, do ponto de vista econômico e comercial, estariam fadadas ao esquecimento.

Obs. Essa é parte do capítulo, pois a colaboração do diretor se resumia ao livro elaborado por nós como conclusão do nosso curso de Jornalismo em 2011. Obrigada mais uma vez, Marco!

As Autoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário