domingo, 31 de março de 2019

Morre Agnès Varda, pioneira da Nouvelle Vague, aos 90 anos


A diretora Agner Varda morreu aos 90 anos nesta quinta-feira, 28, segundo fontes familiares citadas pela agência AFP. Há pouco mais de um mês, a mítica cineasta da Nouvell Vague havia apresentado na Berlinale o seu último trabalho, Varda by Agnès, uma declaração de amor aos filmes, e aproveitou o festival alemão para anunciar que estava se aposentando do cinema para se dedicar às instalações artísticas. Segundo Cécilia Rose de Tamaris, sua produtora nos últimos 17 anos, a cineasta morreu em sua casa na noite de ontem, vítima de um câncer. “Na tarde desta sexta-feira ela inauguraria uma exposição em Chaumont-sur-Loire, que será aberta sem ela.”


Varda dizia sobre sua carreira: “Nunca fiz filmes políticos, simplesmente me mantive ao lado dos trabalhadores e das mulheres”. Deixa um legado de meia centena de obras audiovisuais e várias instalações artísticas. Em Varda by Agnès, dava uma lição de cinema e repassava a sua vida artística usando as conferências que havia proferido mundo afora nos dois anos anteriores, porque também se aposentava dessas palestras. “Nunca quis dizer nada, mas para quem se interessar, fica aí”, afirmou ela em Berlim. 


A cineasta contava na tela que, se teve uma carreira longa, foi graças aos seus três pilares para fazer cinema: “Inspiração, criação e compartilhar o resultado”. Assim explicava o sucesso de filmes como Cléo das 5 às 7 (1962), As Duas Faces da Felicidade (Le Bonheur, 1965), o documentário Black Panthers que realizou em 1968, quando ela e seu marido, Jacques Demy, viveram em Los Angeles –, Uma Canta, a Outra Não (1977) e Os Renegados (1985), Leão de Ouro no Festival de Veneza.

FONTE: El País Brasil 

domingo, 24 de março de 2019

Cineasta Lais Bodansky assume presidência da SPcine


A cineasta Lais Bodansky será a nova presidente da Spcine, a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. A diretora fez o anúncio em sua conta no Instagram, dizendo ter se surpreendido com o convite feito pelo Secretário de Cultura da cidade, Alê Youssef.



Criada em 2015, durante a gestão do prefeito Fernando Haddad, a Spcine atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas que estimulem o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista.

Laís Bodanzky é diretora, roteirista e produtora. Tem no currículo os longas O Bicho de Sete Cabeças (2000), As Melhores Coisas do Mundo (2010), Chega de Saudade (2007) e Como nossos pais (2017). Seu próximo projeto, Pedro, deve chegar aos cinemas brasileiros ainda este ano.

Fonte 


http://mulhernocinema.com

domingo, 17 de março de 2019

Mostra Super-Heróis no Cinema



Como parte da programação paralela da exposição "Quadrinhos", o MIS de SP promove este mês a Mostra de filmes Super-Heróis no cinema, que revisita o extenso universo cinematográfico criado com os personagens da editora norte-americana Marvel Comics nos últimos dez anos.

Dentre os destaques você pode assistir "Pantera Negra", vencedor em três categorias no Oscar 2019, "Capitão América: Guerra civil", "Doutor Estranho" e "Guardiões da Galáxia Vol. 2" (este terá sessão especial com trilha sonora ao vivo).

Confira a programação completa no site do MIS SP


Doutor Estranho (2016)
Divulgação / Marvel Studios


domingo, 10 de março de 2019

SXSW 2019

Está acontecendo nos EUA, mais precisamente em Austin, Texas mais um South By SouthWest. O evento cultural reúne festivais de cinema, música, tecnologia e games. Apesar de parecer recente pra nós, o evento existe desde 1987 e de lá pra cá só cresceu.

O Festival SXSW é um festival de tendência e impacto. Muitos filmes badalados fizeram sua estreia lá como por exemplo UM LUGAR SILENCIOSO (2018), EX-MACHINA (2015).
Este ano quem marcou presença foi US de Jordan Peele. O filme foi ovacionado na exibição!

O evento começou dia 8 e vai até dia 17 de março.

SXSW 2019